top of page

Psicanalista explica tratamento para ansiedade

  • Foto do escritor: Caroline Fruet De Antoni
    Caroline Fruet De Antoni
  • 15 de ago. de 2024
  • 3 min de leitura

Atualizado: 16 de out. de 2024

Entendendo a sua ansiedade a partir da perspectiva da Psicanálise


um homem ansioso em tratamento psicológico

A pessoa ansiosa está sempre presa na ilusão de que deve satisfazer as demandas daqueles à sua volta e, ao mesmo tempo, o seu desejo fica em último plano ou ele nem mesmo o conhece…

A psicanálise é a prática que possibilita ao sujeito uma escuta que tem por efeito dar-lhe a chance de atravessar sua ansiedade e chegar ao seu desejo.


Como se manifesta a ansiedade


A ansiedade é um sintoma que traz muitos pacientes ao consultório, o que sinaliza a importância de falar sobre o assunto para entendermos o que está em jogo quando ela aparece.


Nós podemos enxergar as manifestações dela em 2 planos: 


  • No plano ideativo: através de ideias incessantes, pensamento antecipatório, sentimento de inquietude, de vulnerabilidade frente ao perigo iminente, falta de foco e de concentração.  

  • No plano físico/corporal: aqui estamos falando da questão somática, a qual engloba uma série de reações corporais tais como: sudorese, taquicardia, dispneia, agitação motora, tremores, náuseas, tontura, sensação de sufocamento, problemas estomacais e intestinais, bruxismo, entre outros.


O que é ansiedade?


Existem situações que naturalmente desencadeiam um certo grau de ansiedade, mas também existem momentos em que a ansiedade aparece de forma excessiva, desproporcional. Quando isso ocorre o mal estar pode ser tão grande a ponto de inviabilizar as atividades do dia a dia.


Ao experienciar o sintoma, é muito comum a pessoa não conseguir identificar o elemento gerador daquela ansiedade, não conseguir vincular a nenhuma situação ou não perceber o porquê aquilo está acontecendo. Isso ocorre pois determinados conteúdos conflitivos estão inconscientes, e para tratar esse mal estar auxilia-se no reconhecimento destes.


Também pode acontecer de situações cotidianas como: dirigir, fazer uma prova, ir para mais um dia de trabalho, estar em um ambiente social, serem sentidas como extremamente ansiogênicas, sem uma explicação que as justifique racionalmente. Algumas vezes elas podem estar reativando um trauma, ou estarem conectadas com alguma vulnerabilidade da pessoa. Também levamos em conta que essas situações nem sempre são o que de fato causa a ansiedade, mas que atuaram como um gatilho que evocou no inconsciente da pessoa determinados conteúdos, que esses sim provocam medo nela, esses sim estão na raiz da ansiedade específica que ela apresenta.


A ansiedade como um sinal


A ansiedade sinaliza a aparição de algo que não é representável pro paciente. Ela aponta para um excesso, e aqui entra a questão de dar um lugar a esse excesso através da fala, objetivando que seja circunscrito e esgotado para assim entrar no campo da linguagem.


Isso que invade o sujeito está relacionado com se encontrar capturado como objeto em uma dada situação ou para um outro, isso é, ele entra em um embate se questionando o que é esperado dele, ou qual lugar ele ocupa para o outro, e fica sem resposta, há uma suspensão da condição de sujeito, e com isso do próprio desejo. Aqui entra o papel do analisante de destecer na história do sujeito as malhas que ele se encontra enredado.


Tratamento para ansiedade


É em um processo de análise que o paciente consegue fazer associações e assim perceber, fazer conexões. Pode acontecer por exemplo do paciente utilizar a mesma palavra para falar de uma situação familiar e descrever o momento de dirigir. É através dessas coincidências que o paciente vai fazendo um percurso retroativo de sair da situação imediata até a fonte da ansiedade. Assim, cada vez mais fortalecido para entrar em contato com conteúdos mais profundos, poderá aos poucos neutralizar as verdadeiras origens dessa ansiedade.



psicanalista

Comentários


Não é mais possível comentar esta publicação. Contate o proprietário do site para mais informações.

Formulário de Assinatura

Experimente mudanças 

Ambiente acolhedor que presta ajuda emocional

bottom of page